quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Divergente by Veronica Roth


Editora: Porto Editora 
ISBN:9789720043818
Ano de Lançamento (Portugal): 2012
Páginas:350
Tradução: Pedro Garcia Rosado
Classificação: ★★★★★ (5/5)


Novembro 2012

Sinopse

"Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco facções, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude especifica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a facção a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família...e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.
Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se apaixona por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo e que nunca contou a ninguém, porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la."


Opinião:


Um dos melhores livros que li este ano. A história está fantástica e cada vez gosto mais de livros de distopia! Comecei com os Hunger Games e estou a adorar este género de literatura.
A história passa-se numa Chicago futurista onde numa tentativa de alcançar e manter a paz, as pessoas são divididas em cinco facções: Abnegados que valorizam o altruísmo; Intrépidos que defendem a coragem e protegem a cidade; Cordiais que valorizam a amizade; Cândidos que exploram a sinceridade e finalmente, os Eruditos que defendem o conhecimento e a inteligência.
Todos sem excepção, assim que completam 16 anos tem que escolher uma das facções independentemente daquela em que nasceram.

Beatriz Prior, a protagonista, nasceu no seio dos Abnegados mas sempre se sentiu deslocada. O teste de escolha da fracção aproxima-se e consiste numa espécie de realidade virtual que testa as reacções das pessoas a determinadas situações e com base do que se observa nesse exame sugerem uma das facções que lhes parece mais adequada. Independentemente do resultado, podem sempre escolher qualquer uma das facções. No entanto, o facto de se escolher uma determinada fracção, não significa que sejam logo aceites nessa comunidade. Existem provas que têm de ser ultrapassadas, a chamada Iniciação. Se não conseguirem ultrapassar esta fase inicial, passam automaticamente a sem-fracção que é o pior que pode acontecer a alguém naquela sociedade.

Adorei o livro, devorei-o em pouco mais de 2 dias! Não conseguia parar. É um livro cheio de acção, mistério e consegue agarra-nos da primeira à ultima página sempre com novos desenvolvimentos e sem a habitual "palha" com que muitos autores tendem a encher as suas histórias.
Além disso, existe o Four! *.*

A bomba que nos largam no final, deixa-nos completamente ansiosos por saber o que vai acontecer a seguir e mal posso esperar pelo segundo volume, Insurgente.


Sem comentários:

Enviar um comentário