sábado, 31 de janeiro de 2015

"A Cidade do Fogo Celestial" de Cassandra Clare

Editora: Editorial Planeta 
ISBN: 9789896576587
Ano de Lançamento: Maio 2014
Ano de Lançamento Portugal: Novembro 2014
Tradução: Mário Dias Correia
Páginas: 575
Classificação: ★★★★ (5/5)




Dezembro de 2014

Sinopse:

"Na deslumbrante e muito esperada conclusão da série Caçadores de Sombras, Clary e os amigos enfrentam a mais terrível expressão do Mal que alguma vez tiveram de combater: o irmão de Clary. Sebastian Morgenstern está ao ataque e volta Caçador de Sombras contra Caçador de Sombras. Com a ajuda da Taça Infernal, transforma Nefelins em criaturas saídas de um pesadelo, separando famílias e amantes enquanto engrossa as fileiras dos seus Ensombrados. 
Acossados, os Caçadores de Sombras refugiam-se em Idris… mas nem os poderes demoníacos de Alicante conseguem manter Sebastian à distância. E com os Nefelins encurralados em Idris, quem protegerá o mundo contra os demónios? Quando é desmascarada uma das maiores traições de toda a história dos Caçadores de Sombras, Clary, Jace, Isabelle, Simon e Alec são obrigados a fugir – ainda que a sua viagem os leve até ao coração dos reinos demoníacos, onde nunca nenhum Caçador de Sombras fora e de onde nenhum ser humano alguma vez regressara. Haverá amor sacrificado e vidas perdidas na terrível batalha pelo futuro do mundo neste empolgante final da clássica série de fantasia urbana Caçadores de Sombras."

Opinião:

Já era para ter escrito esta opinião há muito tempo, mas além de todo o trabalho que a tese exigia, o meu computador achou que era giro falecer e acabei por me atrasar bastante nas opiniões. Peço desculpa...

Anyway, a opinião tarda mas não falha! Essa hipótese nem se podia colocar, afinal de contas este era um dos livros mais aguardados do ano (pelo menos pela minha pessoa), tinha que falar sobre ele!


E eis que chega o final de uma das minhas séries preferidas de todos os tempos. Devo confessar que estava com medo...muito medo. Depois do final de "A Princesa Mecânica" esperava ficar novamente com o coração nas mãos (all the feels...ainda estou a tentar ultrapassar aquele final...).


No entanto, nada disso aconteceu e, por incrível que pareça, gostei bastante deste desfecho. Foi quase perfeito.
Antes do lançamento dos livro havia uma grande especulação no ar e quando a nossa Cassie revelou que iriam morrer 6 personagens principais...entrei em pânico! Quem poderia ser? As hipósteses eram imensas e qualquer uma delas devastadora! Mas, a verdade é que, estas mortes não me afectaram tanto quanto estava à espera... à excepção de uma. Houve uma personagem que realmente me deu pena mas superei facilmente o acontecimento.

Este livro abre também as portas para a nova série do mundo dos Caçadores de Sombras, The Dark Artifices. Ficámos a conhecer os próximos protagonistas, Emma e Julian, assim como a sua história (o início pelo menos..eles ainda são muito novinhos com cerca de 12 anos) e é um ponto de partida para o que nos espera na próxima trilogia (que supostamente sairia este ano, mas parece que houve algumas alterações nesse departamento, ficando o lançamento do primeiro livro previsto para 2016...damn it!)
Adorei estes dois e fiquei a chorar por mais! São um par fantástico e adorável com uma amizade ao nível da de Will e Jem. Raios Cassie! Despacha lá isso!


O Alec revela-se bastante neste livro. Está um badass de primeira! Amadureceu muito e desenvolveu a arte de praguejar e a ironia xD É hilariante, adoro-o! xD
Quanto a Jace...bem, continua "on fire" o que complica a sua interacção com os outros...o homem explode, literalmente e não é bonito ahah
Já a Clary, tenho que confessar que não é das minhas personagens favoritas...tem os seus momentos mas por vezes irrita-me.
Simon e Izzy... ain... adoro, adoro, adoro! E o Magnus como sempre, é o rei! :p
Sinto que esta não vai ser a última vez que vamos ouvir falar destes meninos. A forma como a Cassie conclui o livro deixa muito em aberto, mesmo ao nível destas personagens. Adorei!


No entanto, nem tudo foram rosas neste livro e vou aproveitar para refilar um bocadinho...
Não sei se fui eu que tive azar, mas a minha edição do livro estava minada de erros e trocas de personagens! 
Deu-me a sensação que o livro não foi revisto ou sei lá... muito, muito mau. Estamos habituados a, por vezes, encontrar erros nos livros..é normal, principalmente quando há um grande número de páginas, mas isto foi demais!
Enviei um mail para a Planeta Editora a reclamar e a chamar a atenção para este facto, já que o livro não é nada barato, mas nem resposta. Eu contentava-me com um "pedimos desculpa e vamos rever o texto para novas edições"...sei lá. Pensei que houvesse mais gente a refilar sobre este facto mas, nada...estou confusa. Será que foi só a mim que calhou um livro mau?
Juro que houve momentos em que me apeteceu atirar o livro pela janela tal não era a quantidade de disparates! Bah!


Mas, tirando este pequeno (grande) pormenor, ADOREI o livro! Mais uma vez a nossa Cassie não desapontou e, como já disse, quero os Dark Artifices já!
Já agora, a edição portuguesa de The Bane Chronicles, também era giro e fofinho! Adoro o Magnus, quero saber porque raio é que ele foi expulso do Peru! ahah 
Palpita-me que vou ter que apostar na versão inglesa...ain! -.-

E agora, um pequeno espaço SPOILER! Se ainda não leram o livro, parem aqui! A sério!
Depois não digam que não vos avisei!


Não sei se sou a única mas, no fundo até gosto do Sebastian!


Hey, hey.. Calmaaaaaaa, deixem-me explicar!
Como sabem, o Sebastian é um produto das experiências parvas de Valentine, que lhe injectou sangue de demónio enquanto ainda estava na barriga da mãe. Fez o mesmo com Jace e Clary mas em vez do sangue de demónio, usou sangue de anjo, lembram-se? Ok, então, o Sebastian é mau e faz o que faz devido às parvoeiras do pai. É a natureza dele, mesmo que quisesse não conseguiria mudar. É mau, mas foi criado para ser assim...sem sentimentos bons, ele simplesmente não os reconhece. 
É aqui que entro em defesa de Sebastian, ou melhor, de Jonathan. O meu final ideal seria separar o Sebastian do Jonathan, ou seja, gostava que, de alguma forma, ele pudesse renascer como o rapaz que deveria ter sido. Gostava que o fogo Celestial conseguisse fazer essa separação (e de certa forma fez) e que o rapaz tivesse uma oportunidade. A Jocelin recuperava o seu bebé e Clary teria o seu irmão.
Isto sou só eu a divagar mas gostava mesmo que o Jonathan sobrevivesse de alguma forma. O Sebastian podia morrer à vontade, eu quero é o Jonathan!
Aqueles últimos minutos, quando ele é o Jonathan por alguns momentos antes de apagar... adorei! E aquela espécie de sonho de Clary em que o irmão é aquilo que deveria ter sido e tudo é perfeito...ain..

O Simon em modo Caçador de Sombras é absolutamente perfeito! Fique devastada quando o pai de Magnus lhe roubou as memórias que tinha dos seus amigos e do mundo das sombras...cheguei a pensar que não havia mesmo nada a fazer. Mas a Izzy e o Magnus são geniais! Gostava de ler mais sobre esta nova fase da vida de Simon, ahah e claro, mais Sizzy moments! E Malec moments, já agora ^^. E Clace moments também, vá xD


Laura ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário