quarta-feira, 25 de novembro de 2015

[Opinião] PAN (movie)

Domingo foi mesmo um dia quase dedicado ao cinema. Além do Hunger Games - Mockingjay part 2, aproveitamos a sessão de cinema semanal da nossa terra e fomos ver PAN, que estreou no nosso país a 15 de Outubro.
A história do Peter Pan é uma das minhas favoritas e sempre me tinha questionado sobre a sua origem. Como é que o rapaz tinha ido parar à Terra do Nunca, de onde surgiram os meninos perdidos, como tudo começou, etc.
Ainda me lembro dos desenhos animados da Disney e da adaptação cinematográfica de 2003 com o Jeremy Sumpter, Jason Isaacs e Rachel Hurd-Wood ou até mesmo o filme Hook de 1991, com o grande Robin Williams, Dustin Hoffman e a Julia Roberts. Desde que me lembro que a história do Peter Pan faz parte do meu imaginário e claro que não podia deixar de espreitar esta prequela.
O filme responde a todas essas perguntas e muito mais, ao mesmo tempo que nos dá outra perspectiva da relação entre o jovem Capitão Gancho e o pequeno Peter.

I'm going to tell you a story about a boy who would never grow up, about the pirate who wished to catch him, about the island where fairies roamed. But this isn't the story you've heard before because sometimes friends begins as enemies and enemies begin as friends. Sometimes to truly understand how things ends, we must first know how they begin.

Peter tem 12 anos e vive num orfanato religioso só para rapazes, desde que se lembra. Estamos em Londres, em plena segunda guerra mundial e há bombardeamentos a toda a hora. As freiras que gerem o orfanato não são propriamente simpáticas e a madre superiora, além de parecer o resultado do cruzamento entre um cão raivoso e um porco é a pior de todas. Os tempos não são fáceis e os rapazes passam fome enquanto as freiras guardam as riquezas e a comida para seu uso pessoal. Peter sempre foi um líder nato e uma criança que luta contra as injustiças. Quando a comida (e alguns rapazes) começam a desaparecer, Peter suspeita que algo não está bem e começa a investigar. Juntamente com o seu melhor amigo, Peter encontra uma carta da sua mãe e a esperança de a reencontrar volta a renascer.

"My dearest Peter. I long for the day I can come back for you and explain everything. You are extraordinary. More than you can imagine. I promise that you will see me again. In this world or another"
O seu caminho acaba por se cruzar com o infame Barba Negra e a sua aventura na Terra do Nunca começa. Peter é obrigado a trabalhar nas minas de Pixum, uma forma de pó de fada cristalizado e o grande tesouro do Barba Negra. Durante o seu trabalho, Peter conhece James Hook, também ele "escravo" do pirata e ambos formam uma aliança improvável. Durante o seu tempo na mina, Peter descobre que há uma profecia que pode mudar o destino de todos.

"We have an ancient prophecy that tell of a boy, a boy who would be disappeared from his world until he was old enough to return and lead an uprising against me. A boy who could fly..."
Uma das surpresas deste filme é o Barba Negra, interpretado pelo grande Hugh Jackman (que eu adorooooo) e, apesar de ser o vilão da história, gostei bastante de o ver neste registo. O homem até tem "Smells Like Teen Spirit" dos Nirvada como hino! É bastante awesome! 
É certo que a caracterização não o favorece mas, não é nada que não se consiga ultrapassar. Nós sabemos o que está por debaixo da maquilhagem xD

Já em relação ao actor que interpreta o James Hook (Gancho), só há pouco tempo é que descobri de onde conhecia a criatura. Era Patroclus o primo de Achilles (Brad Pitt) no filme, Tróia (possivelmente um dos filmes que mais vezes vi, vá-se lá saber porquê xD). Gostei da sua interpretação do James Hook, apesar de por vezes ser um pouco atabalhoada de mais. Já agora, o senhor tem uma voz fantástica! :D


O mais surpreendente foi o rapazinho que dá vida ao Peter, Levi Miller. Posso me enganar mas, acho que há ali muito potencial e é um actor a acompanhar (se não se deixar influenciar negativamente pelos ares de Hollywood). Gostei muito de o ver no filme, o rapazito tem talento!
Além destas personagens, temos também a lendária Tiger Lilly. É super badass e fará de tudo para proteger o Peter e as Fadas.

E é isto. Não quero revelar muito mais. Os efeitos especiais estão fantásticos! Não seria de esperar outra coisa mas, mesmo na era da tecnologia, por vezes conseguimos encontrar verdadeiras aberrações no que toca aos efeitos especiais, coisa que não acontece neste filme. Há milhares de detalhes a ter em conta e a história consegue fazer-nos sonhar. 
Se gostam de uma boa aventura recheada de humor, acção, umas pitadas de drama e fantasia, com piratas, sereias, índios, fadas e crocodilos à mistura, não deixem de ver este filme. 



"Welcome to Neverland!"
Laura ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário