sábado, 29 de abril de 2017

[Série] Guerra e Paz - BBC

Resultado de imagem para war and peace bbc
Olá meu awesomies! :D

Resultado de imagem para hug me anime gif
Sinceramente não sei o que se passa comigo mas, acabar duas séries no mesmo mês é quase motivo para celebrações! A verdade é que tenho tido um bocadinho mais de tempo disponivel. Em Inglaterra tanto a 6f como a 2f depois da Páscoa são feriados e, como não consegui ir a casa e os dias estão frios, chuvosos e deprimentes, acabei por ficar mais por casa e isso resultou em tempo extra na Netflix, onde descobri esta série. Ok, talvez não tenha sido aqui que fiz a descoberta. Já sabia que ela existia e que, por acaso, já tinha até sido transmitida na televisão portuguesa (RTP, se não estou em erro). 


Resultado de imagem para laugh nervously anime gif

Há duas coisas que me atrairam nesta série: primeiro é inspirada num dos grandes clássicos mundiais, Guerra e Paz de Liev (ou Leão, ou Leo, ou Leon ou sei lá quantos nomes é que deram ao senhor!) Tolstoy, escritor russo e autor de outro grande clássico, Anna Karenina. Em segundo lugar, é uma série da BBC e, desde que moro por terras inglesas, vim a descobrir que, muito frequentemente estes senhores produzem séries e adaptações muito boas (Dr. Who, Pride and Prejudice, North and South, etc.). Só isso foi mais do que suficiente para prender a minha atenção.

Mais uma vez, não li o livro (e nem tinha grande ideia do que consistia a narrativa), logo vou apenas limitar-me a falar da série em si. Gostava apenas de salientar que não foi o tamanho do calhamaço que me assustou, foi mesmo o facto de recear um pouco a escrita do senhor e a minha falta de tempo para leituras que se prevêem mais complexas.


Resultado de imagem para suspicious anime gif

Vamos então falar sobre a série. Já tenho feeling de que esta vai ser uma "opinião" difícil de escrever. 
Começemos pelo básico, a história tem lugar na Rússia por altura das invasões francesas e pretende demonstrar o impacto destas na sociedade Russa da época, a partir das histórias de algumas familias da aristrocacia. Tudo ficção, claro mas, com pinceladas de realidade. Fiquei com a sensação de que, apesar de haver 3 personagens principais (Andrei, Pierre e Natasha) não me parece que estes possam ser considerados heróis na história. É complicado de explicar mas foi a ideia com que fiquei. Todas as personagens sofrem mudanças extremas ao longo da série e os meus sentimentos em relação a elas foram sendo alterados ao longo do tempo. Algumas personagens que gostava com o tempo começaram a irritar-me e outras que não lhes dava muita atenção ou que até não gostava inicialmente conseguiram surpreender-me, enquanto umas se conseguiram redimir, outras foram-se enterrando cada vez mais, enfim, há mesmo um pouco de tudo e, a partir de um certo ponto, aquilo fica uma completa salganhada, cheia de voltas e reviravoltas em que nunca chegamos a prever completamente o que vai acontecer a seguir.
Outra coisa de que me apercebi é que há muito pensamento filosófico envolvido na história o que, até achei interessante. Levantam questões e pensamentos interessantes quanto à guerra e à viagem interior necessária para nos tornarmos bons seres humanos. 
Quanto aos romances...mais uma vez, voltas e reviravoltas. Alguns partiram-me o coração, mais pela forma como eles se descartam uns aos outros, mas foi interessante de se acompanhar.

Apesar de tudo, acho que é uma série que vale a pena dar uma espreitadela. Não é muito longa (7 episódios e 1 temporada) e é uma espécie de romance histórico com uma guerra pelo meio, amores e desamores, montes de intrigas, traições, surpresas e tudo reunido numa história que acaba por ser interessante e não tão enfadonha como possivelmente estariamos à espera. O que há para não gostar? haha
“We can know only that we know nothing. And that is the highest degree of human wisdom.”

Deixo-vos aqui o trailer para verem o que acham :p

Sem comentários:

Enviar um comentário