domingo, 9 de abril de 2017

[Série] 13 Reasons Why (Por 13 razões) - Netflix

Resultado de imagem


Olá meus awesomies lindos! :D

Resultado de imagem para cute anime gif

Acho que temos que falar um pouco sobre a nova série da Netflix, 13 Reasons Why ("Por 13 Razões" em Portugal e acho que no Brasil ficou traduzido como "Os 13 Porquês" ) baseada no livro homónimo de Jay Asher. Primeiro, tenho que confessar que já tinha ouvido falar no livro mas nunca o cheguei a ler. Na altura pensei que seria algo demasiado deprimente e, sinceramente, não me cativou de todo. Deixou-me curiosa mas não era um daqueles livros como o rótulo "TENS MESMO QUE LER ISTO AGORA". O facto da Patrícia o ter lido e não lhe ter achado muita piada, ajudou a colocar o pobre nos confins da minha TBR. Tendo isto em conta, já podem perceber que a minha opinião vai ser apenas com base na série. Não faço a menor ideia se está fiel ao livro ou não, se está melhor, pior, whatever. Nada.

Resultado de imagem para don't know gif

Como série tenho que dizer que está fantástica. Como comentei no facebook do blog, no dia em que comecei a ver, fiquei completamente agarrada desde o primeiro episódio. Vocês não têm noção. Eu sou terrível com séries e filmes (perguntem à Patrícia, ela passa-se comigo haha, sorry baby :p). O tempo não é muito e raramente encontro algo que me deixe viciada. Há várias séries que gosto mas posso demorar messes para ver uma temporada (é triste, eu sei haha). No entanto, esta...de alguma forma fez um clique, o que tem uma certa piada porque estive quase para a colocar na minha outra infindável lista de "coisas para ver" e seguir em frente, mas, naquela tarde de Primavera (acho que foi mesmo no dia em que a série foi lançada na Netflix, 31 de Março), resolvi carregar no play e pronto, já não consegui parar. Mais uma vez, não era algo que me chamasse a atenção mas, como sabia que era inspirada num livro, não sei, resolvi espreitar para ver o que era. A curiosidade falou mais alto e acabou por ser mesmo um daqueles momentos sem explicação lógica. Oh well...

Resultado de imagem para deal with it anime gif

Entretanto, acho que a série tem recebido muito boas criticas por esse mundo fora e, sinceramente, já era altura de se fazer algo como isto, aliás, deveriam fazer mais. No entanto, ao que parece, também já houve algumas criticas relativamente ao conteúdo forte de algumas cenas (duas principalmente), o que está a gerar alguma polémica (óbvio, o que é uma boa série sem uma boa polémica, não é verdade?). Ora bem, se ainda não ouviram falar desta série, fiquem a saber que, apesar de ser uma história mais direccioanda para o público adolescente/jovem adulto, estes meninos não se contiveram e vieram mesmo para chocar e mexer com as nossas cabeças. A sociedade tem tendência para tentar "atenuar" ou "suavizar" certas temáticas e isso, na minha opinião está errado. Existem certas coisas que devem ser faladas e retratadas de forma nua e crua. Os problemas não desaparecem se os ocultarmos ou usarmos paninhos quentes. Esqueçam. Isso é uma grande mentira que muitas vezes tentamos contar a nós mesmos, principalmente quando se lida com jovens cheios de hormonas aos saltos.


Resultado de imagem para hormones gif


Resultado de imagem para 13 reasons why gifTenho também que salientar que os responsáveis pela série tiveram o cuidado de alertar para os episódios que continham imagens mais fortes. No inicio desses episódios podemos ver uma mensagem que avisa que o episódio seguinte contem cenas fortes e que podem exigir supervisão parental. Os senhores avisam, eles não estão a brincar, se vão falar de assuntos sérios, vão tentar mostrar o lado "feio" da coisa e não colocar paninhos quentes. 
Eu gosto de pensar que sou uma pessoa pouco impressionável mas tenho que confessar que uma das cenas, foi muito mas mesmo muito difícil de assistir e eu aguento mesmo muita coisa. Foi a primeira vez que me apeteceu fechar os olhos, tal não foi o realismo da cena. As imagens são fortes mas a mensagem que estes senhores tentam passar também o é e, num mundo onde o suicídio é uma das principais causas de morte entre os jovens, temos mesmo de tentar outras abordagens e acho que na série deram um passo bastante importante nesse sentido. Se custa a ver, se cria desconforto nas pessoas, estamos no caminho certo para que se comece a levar estes assuntos mais a sério. Estas coisas acontecem todos os dias, são reais não apenas coisas que aparecem nos livros, nos filmes e na tv.

Resultado de imagem para 13 reasons why gifComo já perceberam (a minha subtileza acima foi fantástica , não foi?haha), o tema central desta história é o suicídio na adolescência mas há muito, muito mais temas que merecem o seu destaque.
Tudo começa quando uma jovem de 17 anos, Hanna Baker, se suicida. A situação já de si é complicada mas, este caso é peculiar. Aqui existem 7 cassetes de áudio (que eram umas coisinhas bastante engraçadas que existiram aqui há uns anos quando não havia Internet e streamings e coisas dessas), uma lista de 13 pessoas e 13 razões que levaram Hanna a acabar com a própria vida.



Hey, it’s Hannah, Hannah Baker. That’s right, don’t adjust your…whatever device you’re hearing this on. It’s me, live and in stereo, no return engagements, no encore, and this time absolutely no requests. Get a snack, settle in. Because I’m about to tell you the story of my life. Or more specifically, why my life ended.” 

Resultado de imagem para hannah baker gif

Imagem relacionada
Essas 13 pessoas todas tiveram um papel importante na decisão da jovem (ou pelo menos ela assim o considera). De uma forma ou de outra foram responsáveis pela forma como tudo terminou. Nesta lista vamos encontrar Clay Jenssen que é o nosso protagonista e a forma como vamos descobrindo o que aconteceu é contada através da voz de Hanna (nas cassetes) e das memórias/pensamentos de Clay enquanto tenta perceber o que raio aconteceu com a amiga. Esta passagem entre as memórias e o Presente está mesmo muito bem conseguida. Por vezes ficamos na dúvida se as memórias de Hanna correspondem ou não à verdade, mas também, porque iria uma rapariga morta mentir? Uma das coisas que me deixou super curiosa foi tentar perceber qual era o papel do Clay na morte de Hanna. Porque raio está ele naquela lista de "culpados"? 
No final tudo parece encaixar e ficar mais ou menos orientado mas, a grande questão que permanece é: Será que vai haver uma nova temporada? Apesar de o mistério de Hanna ter ficado praticamente resolvido, o último episódio deixa muita coisa em aberto no que respeita ao futuro das personagens, principalmente a do bacano com o arsenal de armas no quarto (não vou dizer quem como é óbvio mas se virem a série e quiserem falar sobre o assunto, comentem!), entre outras coisas (será que pode haver uma futura temporada que aborde algumas tragédias que aconteceram em escolas americanas? Como aquelas de miudos que entraram escola a dentro armados e começaram a espalhar o terror? hum... fica a questão no ar).


Resultado de imagem para thinking gif

Há tanto para falar desta série...tantos temas que são abordados para além do suicídio como vários tipos de bullying, violação, orientação sexual, drogas, álcool, depressão...tanta, mas tanta coisa e, no fim, tudo faz sentido e faz-nos pensar. Tenho a certeza que todos nós, em algum ponto da nossa vida, sofremos com algumas destas temáticas, ou conhecemos alguém que passou por algo ou até mesmo, podemos ter negligenciado alguém ou piorado a situação de alguém que precisou de ajuda e que, na altura nem nos apercebemos. Há tanta coisa que nos deixa a pensar e, apesar de poderem chegar ao final e pensarem "Ok, coitada da rapariga mas também não era razão para tomar uma atitude tão drástica" ou, em algumas situações pensar "Ah e tal, se fosse comigo era diferente e tal"...esqueçam. Nós nunca sabemos como vamos reagir a uma determinada situação, podemos pensar que sim mas, muitas vezes a realidade é completamente diferente do imaginário.


Resultado de imagem para 13 reasons why gif

Não vou falar muito mais na história porque não quero mesmo dar spoilers. O que devemos reter disto tudo é que, por mais que nos custe e por mais que nos pareça que ninguém vai entender a nossa angústia, devemos sempre procurar ajuda. Seja com amigos, familiares, profissionais, linhas de apoio (nas quais se pode desabafar anonimamente se necessário), etc. Eu sei que por vezes pode ser difícil, principalmente na adolescência onde nadamos num oceano infindável de pensamentos e sentimentos (e do raio das hormonas!) mas acreditem, não estão sozinhos.


Resultado de imagem para 13 reasons why gif

Ah, só mais uma pequena nota, nunca nos devemos esquecer de que, na maioria das vezes, não sabemos a história dos outros e por isso não temos ideia das guerras interiores que por ali se travam e muitas vezes as aparências iludem.
Seja como for, caso ainda não tenham notado, esta série está mais do que recomendada por isso toca a experimentar e depois digam coisas :p 
Pessoal que leu o livro, quero saber a vossa opinião, se a série lhe faz justiça ou não haha 


Laura ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário