segunda-feira, 14 de julho de 2014

Sozinhos na Ilha de Tracey Garvis Graves


Editora: ASA
ISBN: 9789892323596
Ano de Lançamento Portugal: Junho 2013
Tradução: Mário Dias Correia
Páginas: 344
Classificação: ★★★ (4/5)

Goodreads-badge-add-plus

Julho 2014

Sinopse:

" Uma Ilha deserta plena de Sol, vegetação luxuriante e mar cristalino é um cenário de sonho. Ou talvez não...

Anna Emerson decide quebrar a sua rotina. Desgastada pelos Invernos sombrios de Chicago e uma relação amorosa infeliz, aceita um emprego de Verão que parece feito à sua medida: dar aulas numa ilha tropical.
Por seu lado, T. J. Callahan só quer voltar a ter uma vida normal após a sua luta contra o cancro. Mas os pais empurraram-no para umas férias num destino exótico.

Anna e T. J. estão a sobrevoar as mil e duzentas ilhas das Maldivas a bordo de um pequeno avião quando o impensável acontece: o aparelho despenha-se no mar infestado de tubarões. Conseguem chegar a uma ilha deserta. Sãos e salvos, festejam e aguardam, convictos de que serão encontrados em breve. Ao início, eles preocupam-se apenas com a sobrevivência imediata e imaginam como será contar tamanha aventura aos amigos. Nunca a citadina Anna se imaginou a fazer uma fogueira de raiz ou a caçar para comer.
T.J. consegue construir uma cabana com destroços e dá por si a lutar com um tubarão e a ser acolhido por simpáticos golfinhos.
Os dois jovens descobrem-se timidamente e exploram a ilha. Mas à medida que os dias se transformam em semanas, e depois em meses, as hipóteses de serem salvos são cada vez menores.
Longe vão os tempos em que pequenas comodidades como uma Coca-Cola ou um corte de cabelo faziam parte do dia a dia. Agora, tudo é um desafio, principalmente a atracção que sentem um pelo outro e que põe em risco a sua frágil existência naquele meio hostil.

Ambos têm sonhos por cumprir e vidas por retomar, e é cada vez mais difícil evitar a grande questão: conseguirão um dia sair daquela ilha?"

Opinião:

Welcome to Maldives, ladies and gentlemen :)


Há alguma leitura de Verão melhor do que um livro cuja a acção decorre numa ilha paradisíaca no coração das Maldivas? 
Ok, melhor só mesmo ler o livro estendida naquele areal branco à sombra refrescante duma palmeira... *dreaming*...

Mas como não há capital para investir numa viagem a sério, podemos perfeitamente viajar nas páginas deste livrinho que não ficamos nada mal.

Anna Emerson é uma professora que aceita um trabalho como tutora de T. J. Callahan de 16 anos, durante as férias de Verão. Assim, ela tem de seguir para as Maldivas, onde os Callahan estão de férias (o que é muito chato, não haja dúvida :p).


T. J. venceu recentemente uma luta contra o cancro e os pais querem que o rapaz recupere o tempo perdido. Anna acompanha T.J. na sua viagem até às Maldivas, onde os pais o aguardam. Mas as coisas não correm como planeado. O piloto do avião que os transportava até à ilha dos Callahan, tem um ataque cardíaco e o avião cai no mar.

Anna e T. J. conseguem sobreviver ao acidente. Anna fica inconsciente e é salva por T.J. que, apesar de ferido e exausto, a consegue puxar até terra.


E aqui é que começa a aventura.
Apenas com a roupa que tinham no corpo, os dois jovens tentam sobreviver o tempo suficiente para que as equipas de salvamento os encontrem e os resgatem. Alimentando-se apenas de fruta-pão e tentando apanhar as gotas da chuva, depressa começam a entrar em pânico. Os dias transformam-se em semanas, as semanas  em meses e os meses em anos e a esperança de que alguém os encontre com vida esmorece.

São obrigados a construir um abrigo, a fazer e manter uma fogueira e a improvisar novas formas de recolher água doce. Quando T. J. encontra uma das malas de viagem de Anna e a sua mochila, as coisas começam a correr melhor com algumas ferramentas, roupas, uma caixa de primeiros socorros e um insuflável.

Apesar da grande diferença de idades entre os dois, com o passar do tempo, a relação entre ambos vai evoluindo. T. J. cresce e torna-se um jovem bastante...interessante e com as hormonas aos saltos!


Acho que já perceberam o que é que isto vai dar, certo? Ou então não :p Há bastantes surpresas, por isso não se preocupem que há muito para explorar.
Adorei o T. J.. O rapaz cresce tanto no tempo que passam na ilha que nos esquecemos completamente da diferença de cerca de 14 anos entre os dois.

É, realmente, uma grande história de sobrevivência. Ambos têm que aprender a trabalhar em equipa para sobreviver. Mas durante quanto tempo conseguirão aguentar? 

Livro muito bom! Adorei e aviso já que é extremamente viciante! Li tudo num dia (lazy Sunday, what can a girl do?).
É excelente para o Verão, pois é uma leitura muito leve e rápida. Não é a tipica história de amor a que estamos habituados e achei isso fantástico. Conseguimos ver os sentimentos a evoluir, não há muitas histórias assim.

Adorei o estilo de escrita da Tracey e espero ler mais coisinhas dela em breve! :)

Laura ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário