quarta-feira, 16 de março de 2016

Cinder de Marissa Meyer (Crónicas Lunares #1)

Editora: Editorial Planeta

ISBN: 9789896573270
Ano de Lançamento Portugal: 18 de Outubro de 2012
Tradução: Vitor Antunes
Páginas: 318
Classificação: ★★★★  (4/5)
Data de leitura: Março de 2016




Sinopse
Com dezasseis anos, Cinder é considerada pela sociedade como um erro tecnológico. Para a madrasta, é um fardo. No entanto, ser cyborg também tem algumas vantagens: as suas ligações cerebrais conferem-lhe uma prodigiosa capacidade para reparar aparelhos (autómatos, planadores, as suas partes defeituosas) e fazem dela a melhor especialista em mecânica de Nova Pequim. É esta reputação que leva o príncipe Kai a abordá-la na oficina onde trabalha, para que lhe repare um andróide antes do baile anual. 

Em tom de gracejo, o príncipe diz tratar-se de «um caso de segurança nacional», mas Cinder desconfia que o assunto é mais sério do que dá a entender. 

Ansiosa por impressionar o príncipe, as intenções de Cinder são transtornadas quando a irmã mais nova, e sua única amiga humana, é contagiada pela peste fatal que há uma década devasta a Terra. A madrasta de Cinder atribui-lhe a culpa da doença da filha e oferece o corpo da enteada como cobaia para as investigações clínicas relacionadas com a praga, uma «honra» à qual ninguém até então sobreviveu. Mas os cientistas não tardam a descobrir que a nova cobaia apresenta características que a tornam única. Uma particularidade pela qual há quem esteja disposto a matar.


                  
Opinião
Comecei a ler o livro muito lentamente e depois parei, não porque não gostei, mas simplesmente não tive tempo para dedicar-me à leitura com gosto.
Agora com a minha vida resolvida voltei a pegar no menino da Laura e só parei quando cheguei ao fim, por assim dizer.
Gostei bastante do livro e foi diferente do que normalmente leio. A autora pegou no clássico da Cinderela e deu-lhe uma volta de 360º.

Cinder é uma rapariga mecânica que tem a sua própria oficina e na qual trabalha para sustentar a bruxa má da madrasta e as suas duas filhas. Foi adoptada pelo marido de Adri e este morreu da doença que anda a devastar o mundo.
É uma escrava nas mãos da sua família que só a vêm para trabalhar e trazer dinheiro para casa.
Um dia, Cinder recebe a visita do Príncipe Kai na sua oficina para arranjar o seu andróide que deixou de funcionar de um dia para o outro. Apanhada num momento constrangedor, tenta a todo o custo esconder o seu verdadeiro corpo. Parte cyborg que esconde com a sua roupa e luvas que andam sempre com manchas de óleo.
Quando a sua irmã Peony adoce, Adri culpa-a e oferece-a como cobaia para testes e experiencia na luta contra o Letumosis, em troca de dinheiro.

Há outra malvada na história que é a Rainha Levana que pertence ao povo lunar e pretende “oferecer uma cura” para o Letumosis se o Príncipe Kai casar com ela e formar uma aliança. Mas ela esconde uma guerra por detrás da beleza que mostra graças aos seus poderes únicos.

A relação de Cinder e Kai vai evoluído mas ela anda sempre de pé atrás visto que é cyborg e pensa que o príncipe nunca se irá apaixonar por ela.


Simplesmente adorei a história e fiquei bastante ansiosa para continuar esta série. Assim que puder vou roubar o Scarlet à estante da Laura.

Patricia*

Sem comentários:

Enviar um comentário