quinta-feira, 11 de junho de 2015

[Opinião] "Crown of Midnight" (Throne of Glass #2) by Sarah J Maas

Editora: Bloomsburry
ISBN: 9781619630628
Ano de Lançamento: 2013
Ano de Lançamento Portugal: --
Páginas: 418
Classificação: ★★★★ (5/5)


Abril de 2015

Sinopse:

"A line that should never be crossed is about to be breached.

It puts this entire castle in jeopardy—and the life of your friend." 
From the throne of glass rules a king with a fist of iron and a soul as black as pitch. Assassin Celaena Sardothien won a brutal contest to become his Champion. Yet Celaena is far from loyal to the crown. She hides her secret vigilantly; she knows that the man she serves is bent on evil.
Keeping up the deadly charade becomes increasingly difficult when Celaena realizes she is not the only one seeking justice. As she tries to untangle the mysteries buried deep within the glass castle, her closest relationships suffer. It seems no one is above questioning her allegiances—not the Crown Prince Dorian; not Chaol, the Captain of the Guard; not even her best friend, Nehemia, a foreign princess with a rebel heart.
Then one terrible night, the secrets they have all been keeping lead to an unspeakable tragedy. As Celaena's world shatters, she will be forced to give up the very thing most precious to her and decide once and for all where her true loyalties lie...and whom she is ultimately willing to fight for."
 

Opinião: 


Ok...preciso de um minuto para interiorizar o que acabei de ler... OH MEU DEUS!!!!!!! Sabem quando um livro nos deixa num tal estado, que ficamos sem saber o que fazer com a nossa vidinha? Pois, é deste modo que Crown of Midnight mexe com as profundezas do nosso ser!


Esta foi mais uma leitura conjunta do grupo Read-Along do Goodreads. Como tínhamos lido Throne of Glass, achámos que seria engraçado continuar o resto da série em conjunto (em breve faremos também um read-along do terceiro livro e mal posso esperar!) 

O que dizer sobre Crown of Midnight? Hmm...simplesmente que ADOREI! Na minha modesta opinião foi bastante melhor que o primeiro (e olhem que achei Throne of Glassbrutal!). Já tinha ouvido dizer que a história fica cada vez melhor ao longo dos livros e até agora nada me faz contrariar essas opiniões, muito pelo contrário (mas também só ainda li dois xD). Depois de ler este livro, fiquei com a sensação de que o primeiro volume, foi apenas um "aperitivo" e que, é aqui que a história realmente começa!

Confesso que quando peguei no livro, estava algo receosa. As minhas expectativas eram elevadíssimas e tinha medo de me desiludir.
Muitas vezes, os segundos livros numa série são os que mais desapontam. Sejamos honestos, raramente algo de especial acontece, é mais uma espécie de "aquecimento" para o final, com pouco desenvolvimento ao nível da história, apenas o suficiente para que o leitor não perca o entusiasmo pelo livro seguinte. Mas, neste caso, os meus receios revelaram-se infundados e a verdade é que esta é uma leitura completamente fora de série e, se ainda não pegaram nesta série não sabem realmente o que estão a perder!



Antes de mais quero aproveitar para deixar um pequeno "aviso". O texto que se segue pode conter alguns spoilers. Nada de muito específico (não vou revelar nada em concreto, não se preocupem), mas, pode conter algum excesso de informação. Foi muito difícil para mim escrever esta opinião. Por um lado não queria revelar demasiado mas por outro, há tanta mas tanta coisa para dizer sobre este livro que posso me ter deixado levar um bocadinho. Por isso, se querem realmente ler este livro com a mente completamente em branco e sem influências que possam alterar a vossa experiência de leitura de alguma forma, aconselho a pararem por aqui. Agarrem no livro e desfrutem-no ao máximo! :D

A narrativa tem início pouco tempo depois dos acontecimentos do livro anterior. Celaena começa a tratar de todo o trabalho sujo do rei...só que não. Passo a explicar: como assassina real, a sua lealdade para com o rei é posta constantemente à prova, mas Celaena continua apenas fiel a si mesma e arranja formas de iludir o rei, ao mesmo tempo que tenta compreender as motivações e estratégias do seu soberano. 
Os rebeldes começam a ficar mais ousados e a dar mostras do seu descontentamento. Há muita conspiração no ar e o rei começa a ficar chateado. Entretanto, no castelo, coisas terríveis começam a surgir e conseguem deixar a própria Celaena bastante arrepiada. Dorian descobre que é mais especial do que alguma vez pensou e começa uma guerra interna que quase o deixa louco. 
Nehemia também anda bastante misteriosa, aliás, neste livro todos guardam segredos que não querem revelar às pessoas erradas ou, que não querem revelar num momento inoportuno. Ora, isto vai resultar em confusão, pois cada um esconde uma peça do puzzle e certos acontecimentos poderiam ter sido evitados se houvesse mais confiança entre os nossos personagens principais.
Quanto ao nosso capitão da guarda favorito, Chaol, baixa (finalmente!) a guarda e aproxima-se cada vez mais de Celaena. Ambos deixam-se levar pelo que sempre sentiram um pelo outro abolindo, quase totalmente, aquele triângulo amoroso que se previa no livro anterior, o que resulta, possivelmente, na coisa MAIS FOFA DE SEMPRE!
“It was like coming home or being born or suddenly finding an entire half of herself that had been missing.”

He took a step toward her, but she held her ground. “ Believe me, Celaena,” he snarled, his eyes flashing,“ I know you can look after yourself. But I worry because I CARE. Gods help me, I know I shouldn’t, but I do. So I will ALWAYS tell you to be careful, because I will ALWAYS care what happens.”
Já sabem que sou COMPLETAMENTE team Chaol (deal with that ;) ), por isso, adorei a primeira metade do livro. Estava completamente nas nuvens! 
Chaolaena lá lá lá lá... :D



Tudo estava bem, até chegar à segunda metade e...a uma série de desastres de proporções épicas que, aliados a bastantes mal entendidos e a alguma teimosia, acabaram por se revelar catastróficos!



Por falar em Chaol, porque raio é que há tanta gente contra ele depois dos acontecimentos do final do livro? "Ah e tal ele foi tão egoísta e não sei quê.." Tipo...leram o mesmo livro que eu? Não me parece! Ele tentou protegê-la! Aliás, ele toma aquela decisão antes de descobrir quem ela realmente é. Para a proteger. Não sei o que vai acontecer nos próximos livros mas, neste caso, o Chaol acabou por trocar a sua liberdade e engoliu o seu orgulho, indo contra os seus princípios, para a salvar! Por isso, parem lá com todo o "Chaol hate" (pelo menos em relação a este livro), porque sinceramente, a este ponto, acho que todo o ódio é infundado. 

Apesar de tudo, adorei o crescimento das personagens, principalmente da Celaena (se bem que o Dorian também tenha começado a despertar a minha atenção). Entendo perfeitamente aquela atitude de frustração e ressentimento que a nossa heroína sente em relação à Rainha Elena. Quer dizer, se quer realmente ajudar porque não desembucha tudo de uma vez e acaba com as mensagens em código? 
E o Mort? Raio da criatura sabe mais do o que quer revelar e chega a ser bastante frustrante, não admira que a Celeana o queira "derreter"! Apesar de tudo, é uma personagem bastante interessante e com uma grande personalidade. Além disso, só me fazia lembrar a maçaneta da Alice no País das Maravilhas e achei esta particularidade fascinante xD


“- But you’re - she swallowed - magic.- Everything in the world is magic. Thank you ever so kindly for stating the obvious”
O Archer Finn foi uma personagem que detestei desde o momento em que apareceu. Algo nele não me inspirava confiança e achei-o bastante cobarde e irritante. E aquelas revelações finais?



Já o Roland, primo do Dorian, é outra personagem que me deixou bastante desconfiada. O Chaol não tem problemas nenhuns em demonstrar que não gosta nada do rapaz e, a certa altura, achei-o demasiado "lambe-botas" para o lado do Dorian. Não sei se ele é realmente mau, mas há ali qualquer coisa. Nem mesmo quando apoiou o Dorian contra o rei me convenceu. Há ali coisa mas, possivelmente, só vamos descobrir de que lado é que ele realmente está nos próximos livros. É esperar para ver.

Resumindo, este é um livro com muito mais acção (quando comparado com o livro anterior) e onde a magia ganha mais relevância. Temos a oportunidade de ver o que a Celaena é realmente capaz de fazer, quando entra em modo de exterminadora implacável. (My badass baby! I'm so proud *.*). 
Ao longo do livro vão surgindo pequenos pedaços de informação que se complementam perfeitamente e que culminam num final absolutamente mind blowing!


Por falar em final, para ser sincera, já esperava a revelação da verdadeira identidade de Celaena e até mesmo da sua... herança genética. Houve sempre bastantes pistas desde o início. Outra coisa que também já desconfiava era que o rei tivesse alguma espécie de poder, aquelas referências todas aos anéis negros e a destruição de tudo o que estivesse relacionado com a magia, não podiam ser por acaso. 
Apesar de adorar o Chaol, com este final fiquei sem perceber os seus sentimentos (após descobrir a verdadeira identidade de Celaena) e algo me diz que ele é capaz de fazer asneira de alguma forma :/ (Aí sim, podem ir buscar as forquilhas e atacar) Isto porquê? Não duvido que ele goste realmente da Celaena mas, mais cedo ou mais tarde, ela vai ter que reclamar a sua herança e a guerra vai estalar a sério. E quando o rei soltar aquelas coisas que andou a guardar/criar durante anos...não vai ser mesmo nada bonito. Quando esse momento chegar, de que lado vai estar o Chaol? 
Ahhhh que desespero! Preciso de respostas!

Estou mesmo entusiasmada pela continuação da série e mal posso esperar por Heir of Fire
Entretanto, espero que as noticias que circulam no submundo dos blogs se confirmem e que a Marcador publique a série no nosso país.





3 comentários:

  1. Oi :) Tudo bem?
    Também li Trono de Vidro num read-along e pretendo muito em breve ler este também. Acho que o teu post tem um pouquinho de informação a mais (spoilers) embora não contes nada explicitamente... mas é apenas a minha opinião. Mesmo assim, a resenha fez com que eu tivesse ainda mais vontade de ler.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jessie! :D

      És capaz de ter razão. Acho que me entusiasmei com esta opinião xD Vou rever novamente o texto e colocar um pequeno aviso. Obrigada por me avisares :)
      Espero que tenhas a oportunidade de ler este livro muito em breve (vale mesmo a pena!) :D

      Beijinhos
      Laura

      Eliminar
  2. Também li este livro e adorei! Mal posso esperar para continuar com série! beijinhos

    ResponderEliminar