sexta-feira, 10 de julho de 2015

[Opinião] A Elite (A Seleção #2) de Kiera Cass

Editora: Marcador
ISBN: 9789897541445
Ano de Lançamento Portugal: Maio 2015
Tradução: Alexandra Cardoso
Páginas:288
Classificação★★★ (3/5)



WOOK - www.wook.pt

Maio de 2015

Sinopse:

35 candidatas chegaram ao palácio. Apenas 6 permanecem. 
A Seleção começou com 35 raparigas. Agora, com o grupo reduzido a 6, a Elite, a competição para conquistar o amor do Principe Maxon é mais feroz do que nunca. Quanto mais perto America se encontra da coroa, mais se debate para perceber onde está verdadeiramente o seu coração. Cada momento que passa com Maxon parece um conto de fadas, instantes cheios de romantismo avassalador e muito glamour. Mas sempre que vê Aspen, o seu primeiro amor, é assaltada pelo desejo da vida que tinham planeado partilhar.
America anseia por ter mais tempo. Mas enquanto se sente dividida entre os dois futuros, o resto da Elite sabe exactamente o que quer e a oportunidade de escolha de America está prestes a desaparecer.

Opinião:

Assim que terminei, A Seleção, resolvi mergulhar no segundo volume que, entretanto, foi publicado em Portugal. Estava curiosa para saber o que ia acontecer a seguir mas, acabei por ficar um pouco desiludida com este livro. Não me interpretem mal, gostei da história mas não acrescentou praticamente nada de novo ao livro anterior. É um pouco frustrante. Mas a Kiera sabe como cativar os leitores, mesmo com quantidades industriais de palha, e criar momentos de puro entretenimento. Sim, eu sei, é algo bastante contraditório mas é a verdade.
Resumindo, é o típico "segundo livro numa série", mais focado nos dramas das personagens do que na história, mas também já li piores.



No início da narrativa, ficamos a conhecer melhor as 6 finalistas que formam a Elite e a competição começa finalmente a aquecer. Todas querem o coração do principe Maxon pelas mais diversas razões e não vão desistir dele sem dar luta.
O triângulo amoroso continua bem presente e eu continuo a achá-lo bastante forçado. Não gosto do Aspen, irrita-me (não tanto como os dramas da America, mas anda lá perto).
A America é especialmente frustrante neste livro e deu para perceber que também é extremamente influenciável. Quando está com o Maxon fica toda feliz e diz que quer ficar com ele para sempre mas, quando aparece o bom do Aspen, lá se mudam as ideias da menina America, que começa logo a inventar defeitos para o pobre do príncipe Maxon. O resultado é que bate constantemente na mesma tecla ao longo do livro: "Ai não sei de quem gosto mais, preciso de tempo para escolher..." e blá blá blá...

America:



Além disso, acredita em tudo o que lhe dizem e está constantemente a cair em armadilhas, acabando por tomar decisões parvas ao longo do livro.
A sorte é que o Maxon tem uma paciência de santo!


Apesar de tudo, gosto da America. Tem um coração de ouro, não faz distinções entre a sua posição e as castas mais baixas (basta ver a sua relação com as aias) e, acima de tudo, adora a sua família/amigos e tenho a certeza de que fará tudo para os proteger. 
Adorei a Marlee neste livro, surpreendeu-me bastante.
A rainha é outra das personagens de que mais gostei. Consegue ser tão doce e graciosa num momento e, quando é necessário, adquire uma certa aura de poder e auto-controlo, que faz dela uma verdadeira líder.
O Maxon não é totalmente perfeito e de vez em quando faz umas asneiras, mas percebe-se que os seus sentimentos por America são genuínos e que está disposto a tudo para lutar por ela (se ela deixar). 
Gostei bastante de descobrir mais sobre como Greggory Illea conseguiu fundar uma nova nação no meio do caos. Apesar de ainda não ter percebido bem a parte dos ataques levados a cabo pelos rebeldes do Norte e do Sul, gostei que se fossem tornando cada mais frequentes e destrutivos, o que me leva a pensar que, possivelmente no próximo livro, vá acontecer alguma coisa épica e que explique as suas verdadeiras motivações.

No geral, gosto desta série (mesmo com os seus altos e baixos). Este livro, continua a contar uma boa história, com romance, um pouco de suspense, uma pitada de comédia e muito mistério (a parte dos rebeldes dá cabo de mim!). É uma leitura leve, rápida e extremamente viciante que vos vai deixar agarrados a estas páginas durante horas. 
Agora só me resta esperar por The One...I need answers!



Laura ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário