quinta-feira, 21 de junho de 2018

[Opinião] "Isto Acaba Aqui" de Colleen Hoover

Imagem relacionada



Fifteen seconds. That’s all it takes to completely change everything about a person. Fifteen seconds that we’ll never get back.
UAU! Mas que livro é este? 


Resultado de imagem para wow anime gif

Esta foi umas das histórias mais poderosas que li nos últimos anos e é completamente diferente de tudo o que já li da Colleen (Ainda não conseguiu destronar o "Amor Cruel" mas andou lá perto).
Demorei bastante tempo para escrever esta opinião porque, sinceramente, não sabia bem por onde lhe havia de pegar (acho que ainda tenho as minhas dúvidas mas vamos ver o que sai daqui). Com já é habitual, vou tentar dar o mínimo de spoilers possível mas, vai ser complicado. Há muito a dizer sobre a história, muitos feels desfeitos e as palavra parecem não querer fluir...
Se ainda não leste este livro  e não queres saber muito sobre a história (o que recomendo vivamente), podes parar de ler aqui. A única coisa que precisas de saber é que esta história é bastante diferente das anteriores obras da Colleen e que é um pouquinho mais "pesada". Não é, de todo, o que podes estar a pensar (a menos que já tenhas lido reviews ou levado com alguns "spoilers", nesse caso..bem, não há muito a fazer, já sabes ao que vais haha). A narrativa é bem profunda e complexa e nota-se que foi algo de muito pessoal para a autora (há demasiado sentimento envolvido e no final conseguimos perceber porquê). 
Este é um livro que cria em nós uma montanha-russa de emoções, que nos faz ver certas situações de um outro ponto de vista e brinda-nos com uma visão nua e crua da natureza humana.
Aqui vamos acompanhar Lilly ao longo da sua vida como jovem adulta e fragmentos do seu passado são-nos revelados através de diários/cartas que a personagem principal dirige à única pessoa que sempre esteve presente para a animar nos momentos mais sombrios.

Resultado de imagem para ellen degeneres gif

Adorei o facto de a história ser totalmente narrada do ponto de vista da Lily e é incrível o que Colleen conseguiu aqui. A sua escrita faz com que nos embrenhemos completamente nos pensamentos e emoções de Lily, de tal forma que, quando ela se apaixona, nós apaixonamo-nos também. Quando ela sofre, parece que conseguimos sentir um pedacinho da sua dor, raiva, revolta, seja o que for. Quando o seu coração é partido em mil pedaços, o nosso também parte um bocadinho. Tudo o que Lily sente, nós sentimos. Mas não são apenas sentimentos que esta história desperta em nós.


Imagem relacionada


Spoiller Allert! Nas próximas linhas vou falar um pouco mais sobre a temática da história e isso pode, eventualmente estragar a experiencia de alguém que ainda não tenha lido.

»»»» ESTA PARTE DO TEXTO PODE CONTER SPOILERS. PROCEDER COM CUIDADO! ««««

Resultado de imagem para spoiler gif

Este livro faz-nos pensar (ou pelo menos deveria). Todos nós conhecemos alguém ou "sabemos de alguém" que sofre/sofreu com uma relação abusiva. Esses abusos podem ser físicos, verbais, emocionais, etc. e infelizmente, TODOS nós sabemos ou ouvimos falar de alguém nesta situação. Eu sempre fui muito directa no que toca a este assunto. Nada, mas mesmo NADA, dá o direito a alguém de abusar de outra pessoa. NADA. Sempre pensei como Lily no início...não me imagino a tolerar certos comportamentos mas a história fez-me ver as coisas de uma outra perspetiva. 

Imagem relacionada

É muito fácil falar sobre coisas que não nos afectam directamente. Imaginar como seria a nossa reação a determinada situação mas, o que é certo, é que muitas vezes, o que pensamos e o que acabamos por fazer na realidade, podem ser coisas muito distintas. No caso concreto da violência doméstica, quantos de nós não julgámos já alguém que permanece durante anos no meio de uma relação abusiva? "Ah mas porque é que ela/ele não o/a deixa? Se fosse comigo já lhe tinha dado um chuto nos fundilhos". As coisas não são tão lineares e há muita coisa envolvida. É preciso uma grande dose coragem e amor próprio para sair de muitas relações violentas. São situações complicadas que por vezes acabam em tragédia. O medo e o amor podem ser traiçoeiros.
Por isso, a todas as pessoas que foram ou são vitimas de violência doméstica:

Imagem relacionada

"Espero que um dia encontres a coragem para fugir de tudo o que te faz miserável"

Laura ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário