Editora: Lua de Papel
ISBN:9789892321127
Ano de Lançamento (Portugal): 2012
Páginas:572
Tradução: Leonor Bizarro Marques
Classificação: ★★★ (3/5)
Goodreads
Março 2013
Sinopse:
"Perseguida pelos negros segredos que atormentam Christian Grey, Anastasia Steel separa-se dele, e começa uma carreira numa prestigiada editora de Seattle.
Mas por mais que tente, Anastasia não o consegue esquecer- ele continua a dominar-lhe todos os pensamentos. E quando Christian lhe propõe reatarem a relação com um novo e diferente acordo, ela não consegue resistir. Aos poucos, uma a uma, começam a revelar-se as Cinquenta Sombras que torturam o seu autoritário e dominador amante.
Enquanto Grey se debate com os seus demónios, e revela a Anastasia um lado inesperadamente romântico, ela vê-se obrigada a tomar a mais importante decisão da sua vida.
Uma escolha que só ela pode fazer...."
Opinião
***Atenção, pode conter spoilers para quem não leu o livro anterior***
Em primeiro lugar tenho de confessar que adoro a máscara que faz a capa deste livro. É linda!
No final de Cinquenta Sombras de Grey, Anastasia deixa o sombrio dominador Christian Grey, após lhe ter confessado os seus sentimentos (e após uma valente "sova"), pois acha que não consegue ser quem o seu amado precisa, ou seja uma submissa.
Tenta assim regressar à sua antiga vida e começa a trabalhar numa editora de Seattle. No entanto os dias vão passando e ela sente um vazio enorme e vive na escuridão da sua própria alma.
Mas Christian Grey não é homem de desistir do que quer (ou do que é seu) e volta a reencontrar Anastasia no dia da exposição de José. Os dois voltam a aproximar-se mas apesar de se amarem um ao outro as suas inseguranças teimam em não desaparecer.
Aqui as três grandes questões que se colocam, são:
1- Conseguirá Christian por de parte os seus demónios e aceitar Anastasia como ela é e manter uma relação sem os parâmetros dos seus contractos de Dominador/Submissa?
2- Conseguirá Anastasia suportar as cinquenta sombras do homem que ama e toda a sua "bagagem" emocional do passado? Aguentar os ciúmes e as variações de humor características de Christian?
3- São dadas a conhecer novas personagens e velhas amizades que pretendem destruir a relação deste casal já de si complicado. Será que os dois vão conseguir superar todos os obstáculos?
Este foi sem dúvida o meu livro preferido da saga, até agora, principalmente porque:
- No primeiro livro, Christian deixa-nos completamente sem norte e a tentar decifrar as suas cinquenta sombras e o porquê delas existirem. Pois bem, neste segundo volume, Christian Grey é finalmente revelado. Passa de dominador com complexos obsessivos e controlador a um amante sensível, frágil e devoto à sua Anastasia. São coisas completamente contraditórias. Claro que o lado controlador continua presente e reforçado pelo medo que sentiu quando Anastasia o deixou, mas deixa de ser tão frio e inflexível. O facto de nos ser revelado mais sobre o passado negro desta personagem ajuda-nos a entender as suas reacções, maneira de pensar e as suas obsessões, ou seja, toda a parte emocional da personagem é exposta o que é, para mim a melhor parte desta história.
Também há uma grande evolução da parte de Anastasia que mesmo mantendo todas as suas inseguranças, consegue amadurecer e compreender que Christian não é mais do que um adolescente que não teve a oportunidade de se desenvolver emocionalmente e por isso vai tentar ajudá-lo a superar todos os seus traumas.
Com isto tudo, a interacção entre os dois é muito boa e leva-nos a momentos de cortar a respiração e até a algumas gargalhadas. Continuo a achar que as melhores partes do livro são as trocas de e-mails entre eles e as "conversas mentais" que Anastasia mantém com a sua deusa interior e o seu subconsciente.
Quanto às novas personagens, temos Jack que, vou confessar, desde o primeiro momento me pareceu muito estranho e perturbador. A sério, havia ali qualquer coisa naquele personagem que me deixou logo de "antenas no ar".
Depois temos a Leila, uma ex de Christian que nos confunde um bocado. Vemos que é uma mulher perturbada, mas para dizer a verdade simpatizei com ela desde o inicio. Parece ser uma pessoa muito doce e que gosta realmente do Mr. Grey. Mas tem ali um problemazito psicológico, pobrezinha.
Finalmente, temos a dona Elena ou "Mrs. Robinson" que parece uma lapa atrás do pobre Christian e não para de provocar Anastasia. A mulher é mesmo irritante e tem a mania que é dona do rapaz. Enerva-me e estou com a Anastacia quando ela lhe quer dar uma sova. Ahahah
Os pais de Christian são fantásticos. Aliás toda a família o é, até os avós. Adorei.
O baile de máscaras é um sonho *.*.
Com um final muito fofo, vamos ver o que nos reserva o último volume da série ;).
Sem comentários:
Enviar um comentário