sábado, 11 de janeiro de 2014

Trocada (Trylle #1) by Amanda Hocking


Editora: ASA
ISBN:9789892318172
Ano de Lançamento (Portugal): Abril 2012
Páginas:261
Tradução: Elsa T. S. Vieira
Classificação: ★★★ (3/5)
Janeiro 2014


Sinopse:

" Com apenas seis anos, Wendy escapa à morte quase por milagre - e quem a tenta matar é a própria mãe, que está convencida de que a filha não é sua, mas antes uma intrusa, trocada à nascença no hospital.
Onze anos mais tarde, a estranha adolescente, de cabelos negros revoltos, começa a suspeitar de que a mãe, se calhar, até tinha razão. Na nova escola, mais uma entre tantas, ela sente-se posta à parte por todos. Menos por Finn Holmes, um rapaz silencioso e sombrio que se limita a olhá-la fixamente - e lhe desperta sentimentos contraditórios: um medo enorme, e uma irresistível atracção.
Finn é Achador, que a procura há anos. E agora, qui finalmente a encontrou, quer levá-la para casa, para o reino dos Trylle, onde Wendy vai descobrir o que sempre suspeitou - ela é mesmo diferente, e tem poderes muito mais poderosos do que alguma vez tinha imaginado...


Primeiro romance da Saga Trylle, Trocada é um fenómeno editorial sem precedentes. A autora, Amanda Hocking, de 26 anos, foi rejeitada por dezenas de editores. Até que um dia decidiu publicar os seus livros sozinha, e vendê-los em sites, para pagar uma viagem a Chicago. O sucesso foi imediato, vendeu mais de dois milhões de exemplares, começou a ser disputada pelos maiores grupos editoriais, e hoje, tal como a Wendy dos seus livros, Amanda vive num outro reino, num palácio só seu, num mundo que ela própria construiu..."



Opinião: 

Quando pensava que já tinha lido sobre todas as criaturas existentes no nosso imaginário como fadas, lobisomens, vampiros, anjos, nefilins, bruxas, feiticeiros, deuses da mitologia, heróis antigos, elfos, anões, etc.,  eis que surge uma saga em que a personagem principal é algo que estamos habituados a imaginar como seres dotados de pouca inteligência (e feios como tudo).

Quando li a sinopse dos livros e o título do livro "Trocada", a primeira coisa que me passou pela cabeça foi: "Nice, os Trylle devem ser uma espécie de fadas!:D". E foi com essa ideia que comecei a ler o livro. Qual não foi o meu espanto quando descobri que os Trylle são na verdade trolls!

image 

Enfim, superado este pequeno momento de incredulidade da minha parte, comecei a pensar que realmente fazia sentido e adorei a ideia de ser uma história sobre seres completamente diferentes dos habituais eheh!
Ain...realmente devia ter percebido que não eram fadas... Shame on me!

image

Tenho a dizer que gostei bastante do livro. É uma leitura soft sem grandes descrições massadoras (a autora vai logo directa ao assunto e não perde muito tempo com descrições e a chamada "palha" é coisa que não existe), o que em alguns casos é bom.

No entanto, achei que havia coisas que podiam ter sido mais desenvolvidas. Por exemplo, sabemos que a Wendy tem poderes psicocinéticos mas, (pelo menos neste primeiro livro) não se sabe muito mais do que o que é referido no inicio da história, ou seja, a Wendy tem a capacidade de persuasão e pouco mais. No entanto, é depois referido que ela é realmente muito poderosa mas a rapariga não faz rigorosamente mais nada. Nem mesmo quando os Trylle são atacados pelos vittra há o tipico desenvolvimento, com uma explosão de poderes ou algo do géneroDeve estar uma bomba ali escondida mas até agora...meh.

A história dos Trylle devia ser mais desenvolvida. Wendy apresenta ao longo do livro uma grande frustração porque realmente ninguém lhe explica nada e nós acabamos por partilhar esse sentimento com ela.

Tirando isto, acho que a história está engraçada, com algumas personagens adoráveis e outras que nos irritam bastante! Sim, estou a falar da Elora!


Gostei do Finn. Há ali uma grande luta interior entre o dever como localizador e os seus verdadeiros sentimentos. Juntamente com as restantes personagens como o Rhys, Tove, Willa e Rhiannon, bem...

image

Fazem lembrar um pouco o mundo de Vampire Academy. Ain...espero que não haja muitas surpresas (negativamente falando) por parte desta gente :p

Quanto a Wendy, também gosto dela. Tem personalidade forte e é bastante teimosa. Há ali muita coisa guardada e quando a bolha rebentar, vai ser lindo! Mal posso esperar por saber mais! :D



Sem comentários:

Enviar um comentário