domingo, 7 de fevereiro de 2016

[Cinema] The Revenant (2015) - A Vingança é um prato que se serve frio (literalmente)

Olá awesomies! :D

Hoje venho falar-vos de um filme que vi recentemente no cinema (a minha primeira experiência em terras de sua majestade). De visita a uns amigos que também vivem em Inglaterra, decidimos que era giro ir ao cinema. Para ser sincera, este menino não estava na minha lista de prioridades cinematográficas mas, na hora de decidir o que iríamos ver, ganhou a maioria. E foi assim que acabei a ver "The Revenant".



Para quem não sabe, este é um dos filmes do ano 2015 e um dos grandes favoritos para os Óscars 2016 com 12 nomeações. 
Entretanto, já arrecadou 3 globos de ouro, incluindo melhor realizador (Alejandro G. Iñarritu) e melhor actor (Leonardo DiCaprio). Esta é possivelmente a grande oportunidade de Leonardo DiCaprio conseguir (finalmente) o tão desejado prémio da academia que, durante anos lhe tem escapado por entre os dedos.



É um filme bastante negro mas muito bem conseguido. Iñarritu é um verdadeiro mestre com a câmara e consegue maravilhar o público com cenas intensas filmadas de uma só vez, sem cortes, que nos deixam de olhos presos ao ecrã e a suster a respiração devido à sua intensidade.
As performances de DiCaprio e Tom Hardy são também algo de fascinante, principalmente as do primeiro e, sou sincera, se o homem não ganha o Óscar este ano, então, está mesmo tudo perdido. É uma prestação brilhante por parte do actor num papel extremamente exigente tanto a nível físico como emocional. A sério, já vi dramas bastante sangrentos mas este consegue elevar a fasquia para um outro nível.

É uma experiência cinematográfica intensa, disso podem ter a certeza mas, acho que é um daqueles filmes que, apesar da sua qualidade, não espero rever nos próximos anos. Uma vez é suficiente. São quase 3 horas de filme, espero que compreendam.

Inspirado e factos reais, esta é a história de um homem que perdeu tudo o que amava e da sua luta pela sobrevivência.
Numa expedição pela América selvagem, Hugh Glass (Leo DiCaprio), um famoso explorador, é brutalmente atacado por um urso (uma das melhores e mais intensas cenas do filme que me fez duvidar muitas vezes da inteligência do senhor naquele momento em particular) e abandonado pelo seu grupo de caçadores que o deixam para morrer no meio da floresta, em pleno Inverno. Como se isso não bastasse, Hugh é ainda traído pelo seu melhor amigo, John Fitzgerald (Hardy). 
E assim começa uma aventura épica de um homem que, apesar das adversidades (que não são poucas), consegue encontrar a força para caminhar centenas de quilómetros em busca dos seus antigos companheiros e da tão desejada vingança.




Ao contrário do que se possa pensar, o filme foi mesmo filmado em zonas bastante remotas do Canadá e Argentina, com temperaturas na casa dos -20ºC. Segundo consta, a equipa passou por várias dificuldades, mas valeu a pena pois, em estúdio não se conseguiriam as mesmas performances. 
A fotografia deste filme é também algo assombroso! Há paisagens lindíssimas e que nos deixam arrepiados.


The Revenant Still

Apesar de não ser um dos meus filmes favoritos, dou-lhe 8 em 10 estrelas por todos os motivos e mais algum. Apesar de não ter achado grande piada à história em si, consigo reconhecer o magnífico trabalho que está por detrás deste filme. Assim, peço uma salva de palmas para o senhor Iñarritu e companhia. Eles merecem ;)


Laura ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário