quinta-feira, 27 de agosto de 2015

[Opinião] Cinder de Marissa Meyer

16077194Editora: Editorial Planeta
ISBN: 9789896573270
Titulo original: Cinder
Série: The Lunar Chronicles (Crónicas Lunares)
Ano de Lançamento: 2012
Ano de Lançamento Portugal: Setembro 2012
Tradução: Victor Antunes
Páginas324
Classificação★★★ (4/5)

 https://www.goodreads.com/book/photo/25574593-algo-maravilhoso

WOOK - www.wook.pt

Agosto 2015

Sinopse:

Com dezasseis anos, Cinder é considerada pela sociedade como um erro tecnológico. Para a madrasta, é um fardo. No entanto, ser cyborg também tem algumas vantagens: as suas ligações cerebrais conferem-lhe uma prodigiosa capacidade para reparar aparelhos (autómatos, planadores, as suas partes defeituosas) e fazem dela a melhor especialista em mecânica de Nova Pequim. É esta reputação que leva o príncipe Kai a abordá-la na oficina onde trabalha, para que lhe repare um andróide antes do baile anual. Em tom de gracejo, o principe diz tratar-se de "um caso de segurança nacional", mas Cinder desconfia que o assunto é mais sério do que dá a entender.Ansiosa por impressionar o principe, as intenções de Cinder são transtornadas quando a irmã mais nova, e sua única amiga humana, é contagiada pela peste fatal que há uma década devasta a Terra. A madrasta de Cinder atribui-lhe a culpa da doença da filha e oferece o corpo da enteada como cobaia para as investigações clínicas relacionadas com a praga, uma "honra" à qual ninguem até então sobreviveu. Mas os cientistas não tardam a descobrir que a nova cobaia apresenta características que a tornam única. Uma particularidade pela qual há quem esteja disposto a matar.
Opinião:


Este é um bom exemplo de uma série bastante falada (e adorada) por todo o lado mas que eu andei a adear durante demasiado tempo. O plot agradava-me (quando nos falam de um reteling da Cinderela distópico, com cyborgs e inteligência artificial à mistura, tem tudo para despertar a minha atenção) mas, ao início queria esperar até ter um ou dois livros (e aproveitar umas promoções porque esta série não vai ficar barata -.- Já viram o preço do Cress? É um abuso!) para não ficar séculos à espera (e para ter a certeza de que a editora publicaria tudo certinho) mas depois foi mesmo procrastinação pura e dura. 


Depois de me passar a preguiça (e de ser quase ameaçada por uma amiga que adora a série), resolvi que este Verão era a altura ideal para entrar no mundo das Crónicas Lunares e cheguei a uma brilhante conclusão... PORQUE RAIO ANDEI A ADIAR A LEITURA DESTE LIVRO POR TANTO TEMPO?!

A história está muito bem conseguida. Cinder, a nossa personagem principal, trabalha numa pequena oficina. Cinder tem uma pequena particularidade, é um cyborg que, possui um pé e uma mão mecânicas, além de um fantástico sistema informático que fazem dela a melhor mecânica da cidade. Como cyborg, é vista como propriedade da família, não tendo os mesmos direitos que os humanos considerados normais, coisa que a madrasta está constantemente a relembrar-lhe. Além da madrasta, Cider tem ainda duas irmãs, uma que a despreza e outra que a adora. Para além da irmã mais nova, a única amiga de Cinder é um andróide chamada Iko que, pessoalmente, achei fantástica.

Lunar Chronicles - Android Iko Concepts by lostie815Um dia, o lindíssimo príncipe Kaito (Kai), herdeiro do trono de Nova Pequim, aparece na pequena oficina à procura de ajuda para concertar um antigo andróide. Todas as raparigas adoram Kai e Cinder não lhe fica indiferente. O problema é que, como Cyborg, a rapariga não tem qualquer hipótese com o futuro regente e acha que, mal ele descubra a sua condição, fique enojado e nunca mais queira saber dela. Mas, devido a vários factores, o príncipe não se apercebe de nada e acaba por engraçar com a pequena mecânica. Até aqui tudo muito bem mas, garanto-vos que esta não vai ser a típica "insta love story". Oh, nada disso. E esta foi uma das coisas que mais gostei nesta história.

Este mundo distópico, está a ser lentamente dizimado por uma doença mortal que surge repentinamente e tem um taxa de sobrevivência de 0%. Apesar de todos os esforços despendidos pelas várias nações mundiais, a cura é algo que ainda está muito longe de ser real. Até que um dia, a irmã mais nova de CInder contrai a doença e a madrasta, que a acusa de ter contaminado a filha mais nova, oferece a enteada aos laboratórios reais para que seja usada como cobaia nas pesquisas. Mal sabia ela que Cinder acaba por ser uma peça fundamental no combate à doença.


Enquanto isso, uma segunda opção surge para pôr termo a este terror mas não é do agrado de ninguém. Levana, a Rainha do Povo Lunar (sim, é mesmo a rainha da Lua), revela que tem a tão aguardada cura para a doença, mas em troca quer casar com Kai. Levana é uma mulher lindíssima à primeira vista mas, não nos podemos deixar enganar pelas aparências. A rainha possui poderes que lhe permitem manipular os pensamentos dos outros através de uma corrente bioeléctrica, que usa para que vejam apenas o que ela deseja. A senhora não é propriamente a pessoa mais fofinha do universo e, como é óbvio tem um plano: Conquistar a Terra.




Esta parte do povo lunar, por alguma razão, fez-me lembrar o anime das navegantes da lua. Não sei se foi propositado ou se sou só eu que tenho essa sensação mas foi realmente o que me ocorreu.

Gostei bastante da Cinder e do seu espírito rebelde, independente e coração de ouro. É verdade que nem sempre toma as decisões mais inteligentes ou acertadas mas, faz tudo parte do seu charme.
Já o príncipe Kai...gostei dele logo no início mas, mais ou menos a meio do livro começou a chatear-me ligeiramente. Espero que ele não se torne um idiota nos próximos livros. Estou a contar que ele se torne um badass de primeira mas ainda precisa de crescer um bocadinho.

O final é algo épico que nos deixa a salivar por mais. Tenho que saber o que vai acontecer a seguir pois as coisas ficaram bastante suspensas.
A escrita de Marissa Meyer confere aos contos de fadas uma nova vida. A sua imaginação é algo único e a história, apesar de ter por base contos que todos conhecemos, consegue surpreender pois, apesar de conseguirmos facilmente identificar as personagens das várias histórias, há sempre algo novo que faz com que a narrativa não seja tão previsível como poderíamos pensar.
Adorei que a acção tivesse lugar na Ásia (China),pois não é um local muito pouco destacado nos romances YA. Dá um toque de originalidade à série. Outro ponto forte é a lenta revelação de todos os segredos. As respostas chegam sempre na altura certa mas ainda muita coisa por revelar.
Há muito para falar sobre este livro mas, o melhor é mesmo pegarem nele e dar-lhe uma olhadela. Não se vão arrepender, trust me! Mesmo aqueles que, como eu, não são grandes fãs da história da Cinderela, vão adorar.
Para os que já leram o livro, só tenho a dizer:






Outros livros da série já publicados em Portugal:

 

Sem comentários:

Enviar um comentário