quarta-feira, 27 de março de 2013

A Culpa é das Estrelas by John Green


Editora: ASA
ISBN:9789892320946
Ano de Lançamento (Portugal): 2012
Páginas:253
Tradução: Ana Beatriz Manso
Classificação: ★★★★★ (5/5)

Goodreads


Março 2013


Sinopse:

" Apesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, sendo o capitulo final da sua vida parte integrante do seu diagnóstico. Mas com a chegada repentina ao Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro de uma atraente reviravolta de seu nome Augustus Waters, a história de Hazel vê-se agora prestes a ser completamente rescrita."




Opinião:

Eu, quando comecei a ler o livro:


Eu, quando acabei de ler o livro:


Isto basicamente resume tudo. 
Este livro conta-nos a história de Hazel Grace e Augustus Waters (Gus), dois adolescentes afectados pelo Cancro. Hazel é uma doente terminal a quem foi detectado um cancro da tiróide nivel IV aos 13 anos, mas que apesar de ultrapassado, metastisou nos pulmões e que a condena. A grande questão da vida de Hazel não é, se vai morrer, mas sim, quando irá morrer. Apesar de tudo, é uma personagem irónica, sarcástica e com uma grande revolta relativamente à forma como as pessoas olham para a doença e as suas atitudes perante os doentes.
Como já aceitou o seu destino, Hazel perde o interesse nas relações sociais e em fazer determinadas coisas próprias da sua idade.

No entanto, a sua vida muda radicalmente quando conhece o fantástico Augustus Waters num Grupo de Apoio a Miúdos com Cancro. Augustus é um sobrevivente de um osteossarcoma que lhe levou uma perna. O rapaz passa a ser o motivo que leva Hazel a querer fazer coisas novas e a sair do seu estado conformado e depressivo. O grande problema que aqui se coloca é que Hazel se sente como uma granada prestes a explodir a qualquer momento e não quer provocar o sofrimento de mais ninguém, o que a leva a rejeitar a aproximação de Gus e os seus sentimentos.


Adorei o livro. John Green sabe mesmo como transformar uma história sobre um tema tão forte como o Cancro em algo fantástico. É uma narrativa engraçada e ternurenta que nos faz pensar. Houve várias frases que me marcaram, mas houve uma em especial que gostaria de partilhar:

"Augustus: Que bela guerra - disse ele num tom de desdém. - Contra o que é que eu estou em guerra? Contra o meu Cancro. E o que é o meu cancro? O meu cancro sou eu. Os tumores são feitos de mim. São tão feitos de mim como o meu cérebro e o meu coração são feitos de mim. É uma guerra civil, Hazel Grace, com um vencedor anunciado."

Isto tocou-me bastante porque é a mais pura das verdades. Acho que foi a primeira vez que marquei uma frase num livro.

O final deixa-nos com o coração nas mãos e as lágrimas a correr. Mas não se assustem com isso e não pensem que é um livro triste, porque não o é. Se ainda não leram façam um favor a vocês mesmos. O livro é lindo e ensina-nos algo muito importante.
Por isso, para John Green:


Para vos aguçar o apetite nada melhor que o próprio John Green a ler o primeiro capitulo de A Culpa é das Estrelas:


Book Trailer:





Sem comentários:

Enviar um comentário